O portal de notícias de
salgueiro
PESQUISAR NO SITE
 

Curiosidades

As curiosidades mais interessantes estão aqui
Eclipse solar poderá ser notado por moradores do Norte e Nordeste
21/08/2017 15:37

Um eclipse solar total está previsto para ocorrer nesta segunda-feira (21). Será visível principalmente nos Estados Unidos. Segundo o Grupo de Astronomia de Pernambuco (AstroPE), no restante da América do Norte e Central, assim como em parte da América do Sul, a visibilidade será parcial. 

No Brasil, o fenômeno poderá ser notado no período da tarde, como um eclipse solar parcial. Moradores das regiões Norte e Nordeste serão os mais privilegiados em termos de observação. Na região Norte, em Macapá, capital do Estado do Amapá, a maior fração do Sol obscurecido pela Lua, chegando a 41%.

A última vez que um eclipse dessa natureza (solar parcial visível) ocorreu no Brasil foi no dia 26 de fevereiro deste ano. Antes, esse mesmo fenômeno ocorreu no dia 3 de novembro de 2013.

O Grupo de Astronomia de Pernambuco ainda deu algumas instruções sobre como assistir ao eclipse sem correr o risco de prejudicar a visão. Confira as dicas do site do grupo:

Método 1 – observação solar com segurança através de filtros:

Os filtros permitem que apenas uma minúscula fração da luz do Sol passe por eles. As recomendações e alguns detalhamentos são importantes para compreender cada qual é indicado abaixo.

Tipo 1 – filtro da máscara de soldador (solução econômica e segura):
Um material que pode ser utilizado para a observação de um eclipse parcial é o vidro da mascará de soldador nº14. Esse item é utilizado por profissionais na soldagem de peças, chapas, confecção de portões e etc. É comercializado em armazéns de construção ou de serralharia. O valor desse produto é considerado baixo, não superior a R$ 5,00 (varia conforme região e localidade).

Tipo 2 – filtro poliéster aluminizado:
Esse material, de aparência laminada e reflexiva, é um filtro composto por poliéster aluminizado que permite a observação do Sol. Ao ver através desse filtro, o Sol mostra-se branco ou levemente branco azulado. 

Entretanto, o poliéster, o qual é um tipo de plástico, vem em várias espessuras e com várias camadas de revestimentos. Sendo assim, é importante examiná-lo antes do uso, pois o filtro pode possuir, caso não bem armazenado ou condicionado, pequenos buracos. O que pode permitir a luz solar não filtrada atingir seus olhos e danificá-los.

Tipo 3 – filtro polímero preto: Esse outro tipo de filtro solar é produzido a partir de um polímero preto que, quando observa-se o Sol através dele, dá a nossa estrela o aspecto amarelado ou alaranjado. Isso tornando-o mais agradável ou “associado” a cor que vemos quando o Sol nasce ou se põe no horizonte. 

Com essa característica, o material passam a ser mais utilizado para observação a olho nu, através de binóculos ou telescópios, o que difere dos filtros de poliéster aluminizados. Esse é um filtro que permite completamente a observação solar com segurança, e somente deixa passar através dele apenas 0,001% da luz do Sol!

Método 2 – observação solar com segurança por projeção:

Tipo 1 – projeção pinhole com papel cartão: Esse procedimento consiste na utilização de duas folhas de papel, sendo uma mais rígida, do “tipo cartão”, com um furo mínimo no centro, o qual pode ser feito por uma agulha ou alfinete. Enquanto a outra folha pode ser bem maior que a anterior, do “tipo cartolina comum”, preferencialmente branca, pois receberá a projeção do Sol parcialmente eclipsado.

Tipo 2 – projeção pinhole com caixa de papelão: Esse tipo consiste numa variação mais popular do método anterior, pelo qual é reutilizada uma caixa de papelão comum, ou mesmo “caixa de sapatos”. Para observar um eclipse solar com segurança (parcial ou até a totalidade) é feito um pequeno furo (também feito por uma agulha ou alfinete) num dos lados da caixa utilizada e, em seguida, é feita uma abertura maior num dos lados da caixa, mas não naquele oposto ao pequeno furo.

Observe que a função desse procedimento é escurecer ao redor da luz projetada dentro da caixa, semelhante a uma câmara escura. Isso permite um melhor contraste, e ainda, manter a segurança na observação solar.

Seja o primeiro(a) a comentar!

Deixe seu Recado

Nome
E-mail
Mensagem
Enviar
Rua Martinho Luiz Vieira, Nº 236, Bomba - Centro - Salgueiro - PE - Tel: +55 (87) 3871-2007
sg10Salgueiro@hotmail.com