O portal de notícias de
salgueiro
PESQUISAR NO SITE
 

Esporte

Tudo sobre esportes e seu time preferido
Torcedores pernambucanos preferem mata-mata, segundo FPF
02/09/2017 11:02

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou, nesta sexta-feira, um relatório, realizado pela internet, através do site Voz do Torcedor, sobre a preferência do torcedor com relação à fórmula do campeonato estadual. Para o resultado, houve a participação de mais de quatro mil pessoas. Todas as sugestões serão levadas aos clubes e ao conselho arbitral, que irão decidir como será disputada a competição em 2018. Outro estudo, realizado pela Exata e Pronto Tecnologia, levantado através de uma pesquisa de campo, também foi apresentado na sede da entidade. Este segundo, no entanto, se referia ao que leva o torcedor a deixar de ir a um estádio de futebol. Foi eleita por 54%, das 600 pessoas entrevistadas, a violência como o principal motivo para o afastamento.

O site Voz do Torcedor ficou no ar entre os dias 19 de julho e 20 de agosto. Entre as 4043 pessoas que fizeram questão de participar, com sugestões sobre qual fórmula de competição é de particular agrado, apenas três responderam o questionário com insultos. “O torcedor leva o futebol muito a serio. O torcedor tem sede de participação. E a opinião do torcedor será levada em consideração. Com certeza, esta pesquisa será um subsidio fundamental para o conselho arbitral, aliado aos clubes, aprovar a formula que irá dar uma virada no futebol pernambucano”, disse o representante da Makplan, José Nivaldo. Outro dado divulgado foi que 20% dos participantes desenvolveram respostas consistentes para um ou três dos itens perguntados.

Entre participantes desta pesquisa, 49% se disseram torcedores do Sport, 27% eram tricolores e 14% alvirrubros. A maioria, no entanto, de uma faixa etária entre 19 e 40 anos (71%). Além disso, 95% eram do sexo masculino enquanto 5%, do feminino. Com relação à fórmula preferida pelos participantes da pesquisa, 52,87% se disseram favoráveis ao mata-mata, enquanto 47,13% escolheram os pontos corridos. Dos que afirmaram gostar do estilo eliminatório de competição, 71% eram corais, 53% rubro-negros e 49% torcedores do Náutico.

Com relação à pesquisa realizada para definir o que tem afastado torcedores que, antes iam aos estádios, 600 pessoas foram entrevistadas entre os dias 10 e 23 de abril. O mapeamento seguiu a seguinte logica: 100 torcedores em cada um dos estádios locais (Ilha do Retiro, Arruda e Arena Pernambuco), além de mais 300 na Região Metropolitana do Recife. A metodologia utilizada foi à quantitativa. Entre as pessoas ouvidas, 16% eram do sexo feminino e 84% do masculino. Os principais motivos apontados fora: 54% deixou de ir por conta da violência; 24% pela ação das torcidas organizadas e 18% por conta dos horários dos jogos. Um detalhe é que cada entrevistado poderia enumerar pelo menos três categorias.

Seja o primeiro(a) a comentar!

Deixe seu Recado

Nome
E-mail
Mensagem
Enviar
Rua Martinho Luiz Vieira, Nº 236, Bomba - Centro - Salgueiro - PE - Tel: +55 (87) 3871-2007
sg10Salgueiro@hotmail.com