O portal de notícias de
salgueiro
PESQUISAR NO SITE
 

Notícias Vip

Noticias destaque
Aeroporto de Salgueiro é pauta de reunião em Brasília-DF.
23/05/2013 14:33

O aeroporto de Salgueiro é uma promessa que vem se firmando a cada dia. Com uma posição privilegiada, a cidade deve abrigar um aeroporto que trará muitos benefícios à região.

O prefeito de Salgueiro, viajou para Brasília nesta terça-feira (21), e antes de partir contou em entrevista exclusiva para o portal SG10 um pouco sobre as perspectivas dessa viagem para viabilização da construção do aeroporto.

Marcones Libório de Sá (PSB) conta que Salgueiro vem numa constante luta, tentando trazer uma linha regular de voo, e que linha regular de voo no Nordeste tem sido muito complicada. Para exemplificar, ele compara o transporte coletivo de ônibus, e o transporte aéreo: “Se o governo dá a concessão de uma linha de ônibus, vamos dizer uma daqui para Verdejante, se o governo concede uma linha dessa, ela fica sendo exclusiva, ele não pode conceder para outro operador, já no transporte aéreo isso não existe. Se uma empresa aérea atendeu as exigências da ANAC, e ela tem autorização, e se outra empresa chegar e entrar com a documentação, então também autoriza, e pode autorizar mais dez, se for o caso. Então o que isso é ruim? De início a gente pensa que isso é democratização, seria, mas não é, porque nas localidades médias e pequenas, as grandes empresas não querem vir, porque o movimento é pequeno. Aí no transporte aéreo o investimento é grande, daí o empresário médio se monta com todo trabalho, monta aquela linha e quando ela começa a operar, que começa a criar o fluxo e lucro, aí o grande vê chega lá e monta também, ele quebra o pequeno. Então,você teria que ter reserva de mercado, e não tem.”

Em 2012 a presidente Dilma anunciou uma expansão para dar um reforço às linhas regionais do interior do Nordeste, e em sua lista estavam às cidades de Salgueiro, Serra Talhada e Araripina.

“Nós estamos indo para uma audiência amanhã com o ministro da Secretaria de Aviação Civil Moreira Franco, exatamente para ver como é que vai ser o andamento disso, qual a previsão que o Governo Federal tem. Qual é a questão de Salgueiro? O aeroporto da cidade, ele é um aeroporto bom, só pra você ter uma ideia a pista dele tem 1.300m, o Galeão no Rio de Janeiro tem 1.100m, então o comprimento é bom, o problema é que ela tem uma serra na cabeceira da pista, que principalmente para voos noturnos fica meio complicado. A proposta é de construir o aeroporto em um outro local, daí a área seria exatamente junto da plataforma logística, uma pista de 3 mil metros. Então é isso que a gente vai discutir com o Governo Federal e ver qual é o cronograma que o Governo já tem montado para esse investimento, essa é a perspectiva da reunião com o ministro amanhã.” Comenta.

Salgueiro já dispôs de um aeroporto da cidade em meados de 1940, e tinha voos regulares, uma vez que, naquela época o transporte aéreo era muito forte e as estradas praticamente não eram utilizadas. “Nossa pista é de 1940, imagina 1940 foi feito o aeroporto de Salgueiro, inclusive na campanha de 1947, eleição presidencial da redemocratização, Ademar de Barros que era governador de São Paulo, foi candidato à presidência da república esteve aqui e desceu no aeroporto. Mamãe tem 91 anos, e eu conversando com ela, conta historia desse dia, que a população entrava no avião e fazia um tour” comenta o prefeito em um tom bem humorado.

 


Fonte: Redação SG10.
José Antonio
26/05/2013 16:58:23
Tinha uns quatro anos, quando vi tudo isto, pois meu querido falecido pai ( Antônio Cabrobó) foi o primeiro guarda do Aeroporto. Tenho varias histórias deste lugar querido !!!!
aguinaldo
27/05/2013 11:04:27
salgueiro esta muito precisando muito de um aeroporto sim quantos e quantos vai petrolina ou juazeiro temos sim que estar no meio desta cidades salgueiro tem sim como crecer e ter muitas coisas boas que ouras cidades tem e nao perde o que vai ser um progresso pra nossa cidade vá aluta seu prefeito vc e que tem que lutar pelas obras que nossa salgueiro precisa
jakeline
31/05/2013 05:10:34
Acho engraçado o sr prefeito ficar dizendo que tem proposta de aeroporto pra Salgueiro, quando todo mundo já sabe que Inocêncio Oliveira já conseguiu pra Serra Talhada. Seria mais interessante falar do dinheiro do saneamento, que era pra ser em 2 anos e ja se passaram 5. E tudo que à Augusto velozo fez foi buracos por toda a cidade. Mais como dizia um amigo, ''ano que vem tem eleição, e o que não vai faltar são propostas de BOCA, para ganhar o voto da população carente por progresso''
espedito
31/05/2013 07:46:51
é isto ai,prefeito.Salgueiro conta com vc para crescer muito mais,potencial a cidade tem,a po.pulação conta com vc.BOA SORTE.
cicero gomes
27/03/2014 17:17:55
Como seria bom um aerporto em Salgueiro ou Serra Talhada, pois Petrolina fica muito dis
tante de Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Flores, Princeza Izabel e até mesmo Ser
ra Talhada. Avante prefeito já que o Inocêncio de Oliveira não tem interesse que Serra Talhada venha a ter um aeroporto.

Deixe seu Recado

Nome
E-mail
Mensagem
Enviar
Rua Martinho Luiz Vieira, Nº 236, Bomba - Centro - Salgueiro - PE - Tel: +55 (87) 3871-2007
sg10Salgueiro@hotmail.com