O portal de notícias de
salgueiro
PESQUISAR NO SITE
 

Notícias Vip

Noticias destaque
Projeto leva banda de Pífanos, grupo de dança e trio de forró pé de serra ao distrito de Umãs em Salgueiro
28/03/2018 12:39

Por volta das 19 horas, da última quarta-feira(21), o público começou a chegar à praça da capela na vila do distrito de Umãs, em Salgueiro, no Sertão Central pernambucano para assistirem às apresentações culturais do Projeto O Sopro Entrançado, realizado pela Moinho produções com o incentivo do Governo de Pernambuco.

A programação mostrou uma tradição nascida e mantida no quilombo de Conceição das Crioulas, área, também, pertencente ao município de Salgueiro: a banda de Pífanos fazendo o som que guia os zigue-zagues do grupo de dança do Trancelim.

Animação e muito fôlego dão o tom dessa manifestação popular que resiste não, apenas, como atividade de lazer, mas como manifestação popular que conta a história de lutas de uma comunidade.

Moradora de Umãs, Corrinha de Nelson assistiu as apresentações enquanto relembrava das manifestações tradicionais que participou na comunidade como a lapinha e o pastoril: “Um projeto assim é muito importante, pois é uma forma de preservar a cultura nordestina e principalmente aqui no sertão, esse tipo de cultura é bom que seja sempre apresentada para que não possa deixar de existir”.

O coordenador e pifeiro do grupo Adalmir José falou sobre como O Sopro Entrançado tem contribuído para a cultura local: “Esse projeto tem fortalecido muito a cultura tradicional de salgueiro e pra gente é muito importante divulgar o nosso trabalho em outras localidades, e tudo isso só engrandece o grupo, a comunidade, o município e o estado de Pernambuco”.

Depois dos Pífanos e do Trancelim foi a vez da sanfona invadir a praça com o forró Pé de Serra do Trio Xote Federal que relembrou clássicos de grandes mestres da música popular brasileira como Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

Para o diretor do Moinho, Bruno Feitosa, as atividades do projeto superaram as expectativas. “É com muita alegria que estamos concluindo esse projeto por meio do qual fortalecemos a identidade pernambucana aproximando grupos de cultura popular com o público da região. Esse é um dos compromissos do Moinho com a população e acredito que estamos superando o que foi previsto.”

Roteiro - O Sopro Entrançado foi apresentado na Fachusc, Escola Carlos Pena Filho, Academia das Cidades, Umãs e Pau Ferro.

 

Ficha Técnica:

Projeto O Sopro Entrançado

Coordenação e Produção Executiva: O Moinho

Produção Administrativa: Renata Bezerra

Produção Geral: Nivaneide Costa

 

Incentivo:

FUNCULTURA

FUNDARPE

Secretaria Estadual de Cultura

Governo de Pernambuco
Fonte: Redação SG10
Seja o primeiro(a) a comentar!

Deixe seu Recado

Nome
E-mail
Mensagem
Enviar
Rua Martinho Luiz Vieira, Nº 236, Bomba - Centro - Salgueiro - PE - Tel: +55 (87) 3871-2007
sg10Salgueiro@hotmail.com