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Em PE, empresas de telefonia e telecomunicação lideram denúncias no Procon
10/08/2017 11:13
Apesar de a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) ser a campeã de queixas no Procon estadual, empresas de telefonia e telecomunicação figuram entre as dez que mais geraram reclamações de consumidores no primeiro semestre de 2017. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (9) pelo órgão, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Veja abaixo a lista completa. 

Nos seis primeiros meses do ano, o Procon-PE abriu 10.401 reclamações, 137 a menos que o mesmo período de 2016. A Celpe gerou 452 notificações em todo o estado. A maioria das reivindicações é referente às cobranças indevidas e ou abusivas, além da ineficiência do Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa. O consumidor diz que são insuficientes as informações repassadas pelo canal. Ainda no ranking do Procon, a Motorola Connect (332) aparece em segundo lugar, a Telemar- Oi Fixo (303) em terceiro, a Oi Móvel (268) em quarto e a Samsung (139) em décimo.

Em nota, a Celpe disse que o ranking divulgado pelo Procon Pernambuco tem como referência números absolutos, sem considerar a quantidade de clientes atendidos por cada empresa e a procedência das reclamações. A companhia destacou que as 452 queixas registradas pelo órgão representam 0,00012% do universo de mais de 3,6 milhões de consumidores. Por fim, informou que mantém um canal de comunicação aberto com o órgão para dirimir dúvidas e solucionar os casos relatados pelos consumidores.

Fiscalização
A equipe de fiscalização do órgão de defesa do consumidor realizou 1.298 ocorrências no primeiro semestre deste ano. Deste número, 216 foram autos de constatação, que apresentaram algum tipo de irregularidade; 12 autos de apreensões, na sua maioria produtos vencidos; 137 notificações, reclamações que chegam ao órgão através do consumidor ou Ministério Público de Pernambuco, oito pesquisas de preços e 233 autos de infração.

Em 692 fiscalizações, não se encontrou nenhum tipo de irregularidade, o que o Procon-PE atribui às ações educativas realizadas pelo órgão, que conta com 52 unidades espalhadas em todo o Estado.

Veja o ranking de reclamações (Janeiro a Junho de 2017)
1º Celpe - 452
2º Motorola Connect - 332
3º Telemar- Oi Fixo - 303
4º OI Móvel - 268
5º Compesa- 244
6º Caixa Econômica Federal 209
7º Banco Itaucard 202
8º TIM Nordeste 189
9º Banco Bradesco 156
9º Cardif do Brasil 156
10º Samsung - 139
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